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Teoria da Cor

O universo da cor

Vive-se num mundo marcado pelo poder da imagem, recursos visuais e sobretudo pela cor. Se antes a preocupação do estudo da cor era preocupação de alguns artistas, hoje necessário a profissionais de diversas áreas.

Em diferentes níveis de complexidade, esses profissionais devem entender os fundamentos básicos da cor, desenvolver a capacidade de perceber suas interações, os efeitos das diferentes combinações, enfim, precisam lidar com a cor como ferramenta importante em seu cotidiano de trabalho.


A cor pode transformar, animar e modificar um ambiente. Todos nós reagimos à cor, e atualmente, é possível levá-la a todas as áreas da vida pelo uso de materias, tecidos e tintas. O uso de uma ou várias cores no ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas presentes; a cor pode acalmar, reduzir o estresse e a violência ou aumentar a vitalidade e a energia. Pesquisas demonstram que quando uma pessoa vê uma cor da qual gosta, todo seu sistema orgânico fica relaxado. Ela muda o seu modo de ver as coisas e torna-se mais otimista - vendo a vida de modo diferente. Este curso visa auxiliar na escolha das cores, suas combinações e aplicações nos ambientes, com objetivo de buscar melhor qualidade de vida, não pretendendo ditar regras e muito menos limitar o uso das mesmas.

O Que é Cor?

Cor é a sensação provocada pela ação da luz sobre a visão. Existem dois tipos de estímulos que causam as sensações cromáticas: cor-luz e cor-pigmento.

Cor Luz

Cor-Luz é traduzida pela luz solar, que reúne todos os matizes existentes na natureza. As três cores primárias são o Verde, o Violeta e o Vermelho, que ao se unirem resulta na luz branca.

Cor Pigmento

A Cor-pigmento é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos. As três cores primárias são o azul cyan, o amarelo e o magenta. A união desta três cores resulta no cinza-neutro.

A Influência da Luz

Como já falamos anteriormente, a cor está diretamente ligada à luz, portanto o tipo de iluminação é muito importante para a percepção da cor. A luz solar possui todos os matizes existentes na natureza, portanto é a luz ideal para observarmos a cor real. Quando falamos em ambientes internos, precisamos recorrer à iluminação artificial. Existem basicamente 3 tipos de iluminação artificial: a incandescente, a fluorescente e a descarga de alta densidade, sendo que esta ultima é comumente utilizada para iluminação pública.

LÂMPADA INCANDESCENTE

A luz irradiada por ela vem, na sua maior parte, da faixa vermelha no espectro, portanto há um aumento na densidade das cores, tornando-as amereladas. Este tipo de iluminação carece de violeta e azul e a energia liberada vem, sobretudo, de radiação infravermelha.

LÂMPADA FLUORESCENTE

A luz é gerada por mecanismos não-térmicos que podem conter substâncias que produzem vários tipos de iluminação, mas num espectro distorcido que emite apenas uma parcela do espectro total e carece do vermelho e do violeta-azulado. Neste tipo de iluminação as pessoas tendem a ficar mais pálidas que o normal. É bastante utilizada em escolas, escritórios e fábricas. Sendo assim, ao escolher cores para nossos ambientes, devemos ter em mente o tipo de iluminação a ser utilizado. Por exemplo, a cor azul, vista à luz do sol, parecerá muito diferente do mesmo azul visto num ambiente com iluminação incandescente ou fluorescente.

Cores

RGB ou CMYK

Os modelos d cores RGB e CMYK utilizam métodos diferentes de exibir cores.

RGB: utiliza luz para produzir cor, sua gama inclui cores néon; em contraste, as tintas de impressão levem vantagem na reprodução de certas cores que podem estar fora da gama RGB como alguns pastéis e preto puro. Um grande percentual do espectro visível pode ser representado pela mistura de luz colorida vermelho (R), verde (G) e azul (B) em diversas proporções e intensidades. Quando estas tonalidades se chocam, produzem o ciano, magenta, amarelo e branco. As cores RGB são chamadas de aditivas também, porque elas se combinam para formar o branco. Cores aditivas são utilizadas para iluminação, vídeos e monitores.

CMYK: este modelo de cor se baseia na qualidade de absorção de luz da tinta impressa em papel. Como a luz branca é rebatida por tintas translúcidas, parte do espectro é absorvida enquanto que outras partes são refletidas de volta a seus olhos. Em teoria, pigmentos de Ciano (C), Magenta (M), Amarelo(Y) puros devem se combinar para absorver todas as cores e produzir o preto. Por este motivo estas cores são chamadas de substrativas. Uma vez que todas as tintas de impressão contêm impurezas, estas três tintas produzem, na verdade, um marrom turvo e devem ser combinadas com tinta preta (K) para produzir um preto verdadeiro. Combinar essas tintas para reproduzir cor é chamado de impressão em quatro cores de processo. Este é o padrão de cores mais indicado para impressão, a escala com maior qualidade de cor.

Observação: K é usado no lugar de B (black) para evitar confusão com o azul (blue).



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